Customer Experience

Realidade virtual para empresas: quais as maneiras de utilizar?

Por: Mutant, março 17, 2020

Com os avanços das tecnologias imersivas e o aumento da familiaridade entre os consumidores, é o momento certo para as empresas usarem a realidade virtual. Afinal, com ajuda de equipamentos como fones de ouvido, óculos, dispositivos portáteis e wearables dá para oferecer experiências sensoriais memoráveis tanto para o público interno quanto para o externo.

Muitas marcas líderes já estão implementando a tecnologia, também conhecida pela sigla RV, para aumentar os esforços de marketing digital. Nos próximos anos, os setores que mais deverão investir são o automotivo, os de tecnologia e telecomunicação, o varejo e os serviços de saúde.

Neste post, confira os benefícios de usar essa tecnologia na sua empresa e de que maneira o mercado está tirando proveito disso.

Benefícios do uso da realidade virtual para empresas

Se você precisa de bons motivos para se convencer de que é uma boa ideia investir nesse recurso, confira os três benefícios que separamos a seguir.

Otimiza a experiência do cliente

Talvez o impacto mais emocionante da realidade virtual esteja na experiência do cliente. Graças à tecnologia, os clientes visitam showrooms digitais, interagem com assistentes de vendas e experimentam virtualmente produtos e serviços. Exemplos disso estão disponíveis em todo o mundo, com mais tecnologia voltada para o varejo chegando às prateleiras constantemente.

Aumenta o engajamento das pessoas

O consumidor médio está mais informado, muitas vezes com um suprimento infinito de opções em potencial a apenas um toque do aplicativo móvel. Ele recebe diversas informações de vendas a todo momento. Nesse cenário, a realidade virtual permite que as pessoas realmente toquem as opções com as mãos, em vez de apenas vê-las, o que melhora o engajamento e o poder de autonomia nas decisões.

Facilita estratégias de marketing imersivas e interativas

A tecnologia RV faz com que as empresas tenham uma grande flexibilidade na utilização do conceito “experimente antes de comprar”. Com ela, o marketing do produto gira em torno da criação de experiência imersiva em primeira mão, uma vez que é capaz de transportar pessoas para qualquer lugar, seja real, seja imaginário. Essa tecnologia transforma a lógica do marketing, que passa de contar a história de um produto para oferecer a experimentação.

Formas de utilizar realidade virtual nas organizações

Existem muitas formas de usar RV nas empresas, e agora vamos explorar algumas. Confira!

Reuniões

Imagine estar a quilômetros de distância de seus colegas ou clientes, mas sentir que está habitando fisicamente a mesma sala de reunião e espaço de escritório. A realidade virtual ajuda a catalisar essa experiência. Assim que o usuário coloca os óculos e os fones de ouvido com cancelamento de ruído, entra imediatamente em um ambiente virtual imersivo e colaborativo.

Os sensores implementados no Oculus Rift, por exemplo, captam e traduzem a linguagem corporal e outros tipos de comunicação não verbal que seriam perdidos com a teleconferência tradicional ou o Skype. As barreiras de idioma também são eliminadas, pois esses aplicativos têm a capacidade de traduzir em tempo real.

Gamificação

Pode parecer estranho, mas, acredite, misturar trabalho e diversão é um bom negócio. A gamificação usa elementos do jogo, como competição, pontos e regras limitadas, para envolver os participantes na execução de tarefas. É usado por grandes empresas, como Microsoft e Deloitte, para tornar as equipes mais produtivas e proativas.

A primeira usou a tecnologia para transformar os colaboradores falantes nativos em localizadores de idiomas de software. Por meio de um aplicativo simples, os espectadores verificavam diferentes partes de um programa quanto a erros de tradução. Eles descobriram que boa parte do conteúdo dos programas estavam linguisticamente corretos e fizeram ajustes de acordo com as informações dos usuários.

A Deloitte usou prêmios e distintivos de líderes para motivar os executivos de nível sênior a assumirem o currículo de treinamento da empresa. Quem terminou os cursos mais rapidamente e obteve melhores pontos na classificação recebeu distintivos exclusivos como incentivos pelas realizações.

Mobilidade corporativa

Hoje, uma parte expressiva da força de trabalho é formada pelos millennials. Pessoas dessa geração buscam alto grau de flexibilidade, mobilidade e, em geral, ênfase no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Assim como acontece com a inteligência artificial, as tecnologias de RV e RA (realidade aumentada) são aliadas da mobilidade corporativa e auxiliam o departamento de RH de várias maneiras para dar conta dessas demandas.

Por exemplo, os aplicativos permitem que colaboradores obtenham a mobilidade que desejam, acessando virtualmente o espaço do escritório. E que tal usar a RV para ajudar potenciais candidatos a tomarem decisões melhores? Dessa forma, é possível mostrar o dia a dia na empresa ou experimentar um tour nos setores internos. No final, essa facilidade pode aumentar as taxas de retenção e diminuir a rotatividade de pessoal.

Prototipagem e design

Há algumas décadas, o desenvolvimento de produtos, desde o conceito até o lançamento, era extremamente caro, demorado e arriscado. Os avanços tecnológicos mudaram essa realidade. Agora, temos grandes habilidades para criar protótipos a baixo custo para testar algo antes de lançar ao mercado.

A RV favorece a prototipagem, aperfeiçoando as abordagens e ferramentas necessárias para colocar ideias em prática. Com a tecnologia, é possível ampliar as possibilidades de experimentos, e tudo isso sem os altos gastos envolvidos em uma produção direta. Assim, em vez de desperdiçar tempo e dinheiro sem uma garantia de 100% dos resultados desejados, você explora possíveis problemas para, depois, criar com perfeição.

Treinamento

O treinamento de atendimento ao consumidor, por exemplo, exige que os colaboradores sejam ensinados a impactar, reter e entender a satisfação do cliente, bem como a usar cumprimentos, linguagem corporal, tom de voz apropriado e a lidar com as reclamações da melhor maneira.

Esses conjuntos de habilidades podem ser bastante difíceis de aprimorar se o aprendizado for hipotético. Com a realidade virtual, no entanto, os empregadores são capazes de simular a vida real, expondo os funcionários a situações como o tratamento de insatisfações de consumidores ou a entrega de estratégias que deixem o cliente mais feliz.

Várias empresas já integraram RV para treinar funcionários. Em 2017, o Walmart começou a treinar a equipe para que ela pudesse experimentar cenários do mundo real de uma maneira que o treinamento tradicional em sala de aula não seria capaz de oferecer. Após um incidente de viés racial em 2018, a Starbucks usou recursos da RV com o objetivo de treinar habilidades de empatia.

Demonstrações do produto

As demonstrações de produtos de RV promovem a interação do consumidor com o produto em um ambiente virtual persuasivo por meio da apresentação de peças, recursos, cores e montagem. Em conferências e feiras comerciais, a tecnologia ajuda a criar experiências envolventes, econômicas e facilmente transportáveis. Em vez de gastar dinheiro em grandes palcos ou transportar linhas de produtos completas, as empresas envolvem os participantes em uma experiência imersiva e altamente realista.

Varejo

O varejo oferece algumas das aplicações comerciais mais explícitas da RV. Nas lojas físicas, a tecnologia de mapeamento de calor de realidade virtual rastreia o olhar de um comprador, fornecendo um padrão detalhado de quais áreas ou produtos atraem mais atenção. Isso permite que os varejistas testem e refinem os displays, a sinalização e o layout das lojas para maximizar a experiência e os gastos do consumidor.

E-commerce

A RV revoluciona o setor de comércio eletrônico, pois contribui para a diminuição no retorno dos produtos e tem um potencial significativo nos segmentos de viagens, hotelaria, design, educação, engenharia e saúde. No ramo de viagens, a tecnologia oferece um gostinho real de possíveis destinos e instalações para hotéis. Assim, consumidores conectados experimentam um ambiente de varejo completo em seu espaço de descanso.

Percebeu como é vantajoso investir em realidade virtual para empresas? É uma excelente oportunidade para você reter e conquistar clientes. O que antes era coisa de ficção científica, agora é uma opção viável para otimizar as ações de marketing. Pense nisso!

Se este artigo foi interessante para você, compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos possam ler também!

  • Error: Contact form not found.