Coolhunting & Trends

Qual o seu índice de visão futura?

Por: Mutant, outubro 10, 2017

Na última década, cada vez mais empresas se têm dedicado ao tema do futuro. Empresas e profissionais de referência têm trabalhado para afirmar o tema no mundo empresarial. Empresas especializadas em mapeamento de tendências e análise do futuro, grandes consultoras e muitas Universidades e Centros Associados ao mundo acadêmico têm dado passos significativos e contribuições elevadas ao tema do futuro (ou tecnicamente chamado de prospectiva e foresight). Professores, consultores, bloggers, jornalistas, designers, marketeers, etc., estão mais atentos ao tema e mais antenados sobre o que o futuro representa para a mudança dos negócios.

Resultado de 5 anos de pesquisa e trabalho, o IFV (Índice de Future Vision) criado pela Inova Consulting tem como objetivo medir o nível de preparo de uma empresa para o futuro através de uma fórmula matemática que correlaciona diversas variáveis: 8 Mega Tendências, 10 Tendências Comportamentais, 23 Shifs Tecnológicos e 8 variáveis de Cultura de Inovação. Para todas as variáveis atribuímos um valor entre 1 e 4 para nota e relevância em que:

Para nota (N):

1 – desconhecido e não utilizado

2 – pouco conhecido e pouco utilizado

3 – conhecido e relativamente utilizado

4 – totalmente conhecido e em utilização plena

Para relevância (R):

1 – nada relevante para o negócio atual

2 – pouco relevante para o negócio atual

3 – mediamente relevante para o negócio atual

4 – altamente relevante para o negócio atual

 A fórmula IFV tem a seguinte estrutura:

No site em da INOVA Consulting você pode calcular diretamente e obter logo o resultado do quanto sua empresa está preparada para o futuro. E mediante os resultados obtidos a sua empresa pode ser classificada em termos de índice de visão futura como:

  • Se tiver um resultado abaixo de 1,5 – WALKING DEAD: Cuidado! A sua empresa não está preparada para o futuro e precisa urgentemente dar passos nesse sentido para não correr o risco de ser ultrapassada nos próximos anos;
  • Se tiver um resultado entre 1,6 e 2,7 – TELETUBBIE: A sua empresa tem noção do que está acontecendo mas ainda não deu passos concretos, nem iniciou verdadeiramente o movimento de transformação e preparação para o futuro;
  • Se tiver um resultado entre 2,8 e 3,4 – JETSON: A sua empresa está no caminho certo de adaptação ao futuro, mas precisa ser persistente nesse caminho para não perder a vantagem competitiva conseguida;
  • Se tiver um resultado acima de 3,5 – TRANSFORMER: A sua empresa é o futuro! Não só tem claro os desafios como está preparada para eles. Nesta fase é fundamental fortalecer a sua atuação com foco no futuro mantendo a sua atuação constante.

Com esta metodologia consegue-se tangibilizar o quanto a sua empresa está preparada para o que vem pela frente e dotar de maior consciência os gestores sobre a importância de se atualizar e de dar passos para aproveitar a transformação que está chegando.

Luis Rasquilha é CEO da Inova Consulting e Inova Business School e foi professor do módulo I “Food for Thought” (Comportamento do Consumidor) da Mutant University.

  • Error: Contact form not found.