Negócios

20 profissões que você não acreditava que poderiam ser home office

Por: Mutant, junho 29, 2018

As profissões home office já são uma realidade em inúmeras áreas, proporcionando benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Trabalhar em casa vem, cada vez mais, deixando de ser um sonho para poucos, tornando-se uma estratégia poderosa para organizações e profissionais de todos os segmentos que desejam trabalhar por conta própria.

As vantagens do trabalho home office são inúmeras, principalmente pela comunicação integrada entre os times até em situações de isolamento social. Atualmente, há profissões home office que você talvez nem imaginasse que poderiam se encaixar nessa realidade.

Pode acreditar: elas saem completamente do lugar-comum daquelas mais ligadas à tecnologia. De médicos a designers, de professores a auditores fiscais, todos estão em busca de um controle maior sobre a sua rotina e de mais qualidade de vida.

Se você está em busca dos benefícios do trabalho remoto, continue lendo este artigo e encontre ideias para criar o seu rumo profissional. Aqui, você encontrará a lista com as 20 profissões que já estão sendo desenvolvidas a partir de casa e também informações gerais sobre o tema no Brasil. Acompanhe!

Quais os benefícios do trabalho remoto?

Todo esse sucesso do home office encontra respaldo nas vantagens ligadas a esse não tão novo modelo de trabalho. Como explicaremos mais à frente, a necessidade de isolamento social durante o desencadeamento da pandemia da Covid-19 apenas acelerou um processo de consolidação que já estava em curso.

Na prática, boa parte das organizações até tinha um planejamento relacionado ao trabalho a distância e o aplicavam de forma moderada. Contudo, diante das profundas mudanças do mercado vivenciadas quase que da noite para o dia, o home office se apresentou como única solução.

A boa notícia é que a introdução do modelo fez com que os gestores de várias áreas percebessem o quanto ele é vantajoso para todo mundo. Nesse formato, ganham as empresas e todas as pessoas envolvidas, conforme demonstramos a partir de agora.

Aumento da produtividade

No conforto do lar, as pessoas tendem a se sentirem mais confortáveis, o que favorece sua produtividade. Afinal, nada se compara à sensação de bem-estar proporcionada por um ambiente familiar e agradável.

Soma-se a isso o fato de que o próprio gerenciamento e otimização do tempo se torna facilitado. O resultado final é um conjunto de funcionários mais produtivo e apto a fortalecer o time em busca das metas e objetivos traçados no planejamento estratégico da empresa.

Flexibilidade

Existem modos distintos de aplicação do home office, mas o formato que aumenta a flexibilidade de cumprimento da carga horária é uma das vantagens mais interessantes.

Assim, os colaboradores se sentem livres para dar continuidade e concluir suas tarefas em horários alternativos. Há quem prefira, por exemplo, trabalhar durante a madrugada, algo que, na maior parte dos casos, é impossível (ou inviável) de se fazer presencialmente.

Economia do tempo com deslocamento

A simples lembrança de que não terão de acordar mais cedo para encarar o trânsito e chegar a tempo na empresa já é um alívio para qualquer funcionário. Isso porque eles sabem que, ao menos, não terão de vivenciar o estresse do intenso tráfego de veículos logo cedo.

Mais qualidade de vida

O conjunto de todos os fatores levantados acima maximizam a qualidade de vida das pessoas que, na prática, fazem o negócio da empresa acontecer. De modo geral, o home office, mesmo que em formato híbrido, aumenta a qualidade de vida dos colaboradores.

Além de lidarem com menos situações estressantes, eles ainda podem fazer suas refeições em casa, o que ajuda na hora de economizar. Outro fator que chama a atenção é a possibilidade de passar mais tempo com a família ou fazer companhia para os pets. Isso só é possível porque aquele tempo perdido do trânsito passa a ser coisa do passado.

Por fim, vale destacar que muita gente prefere e rende mais quando trabalha em ambiente privativo, já que melhoram seu poder de concentração. Ao concluir as tarefas com a mesma qualidade e em menos tempo, o profissional se sente bem consigo mesmo e, consequentemente, torna-se mais produtivo e feliz no trabalho.

Quais dados temos sobre o home office no Brasil?

O home office já vinha crescendo no Brasil nos últimos anos, sendo apontado como uma forte tendência nas organizações do nosso país. Porém, a pandemia do novo coronavírus potencializou essa mudança.

Para evitar a disseminação exponencial do coronavírus e a superlotação dos hospitais, os governos municipais e estaduais criaram decretos para que muitas empresas tivessem que fechar as suas portas.

Sem a possibilidade de manter todos os colaboradores trabalhando na sede da companhia, os empresários foram obrigados a buscar alternativas para não parar totalmente as atividades por tempo indeterminado.

As profissões home office se destacaram nesse sentido, uma vez que foi possível contornar a crise, com os colaboradores exercendo as suas atividades diretamente de casa.

Mesmo depois que a pandemia passar e as nossas vidas voltarem à normalidade, as profissões home office tendem a continuar crescendo no Brasil. Isso é o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getulio Vargas.

De acordo com o estudo, há a previsão de um crescimento de 30% do trabalho a distância no Brasil após a pandemia. O coordenador da pesquisa também afirmou que os líderes das empresas devem revisitar os processos internos e ampliar, gradativamente, a inserção da tecnologia nas atividades organizacionais.

Quais são as 20 principais profissões home office?

A seguir, apresentaremos algumas das principais profissões home office. Talvez, você nem imaginava que algumas delas podem ser exercidas nesse esquema.

1. Organizador de eventos

Nunca houve uma grande necessidade de investimentos em locação para esse tipo de empresa, mas com o crescimento da credibilidade das profissões home office, essa é uma área que pode ser estruturada dessa forma.

O organizador de eventos não precisa ter funcionários, desde que saiba captar clientes e fazer a gestão dos seus projetos. Os demais serviços podem ser terceirizados. Além disso, tudo pode ser feito em um escritório simples, na casa do profissional.

2. Analista de sinistros para seguradoras

Todo o trabalho de análise de processos, verificação de documentos e dados cadastrais dos clientes, comparação de cláusulas contratuais e de taxas de apólice podem perfeitamente ser feitos no escritório de casa, com estrutura mínima.

Dessa forma, o analista consegue tanto controlar quanto encerrar os sinistros já quitados. Tudo isso a distância, usando uma plataforma digital.

3. Assistente virtual

Você pode atuar como um secretário ou assistente, executando tarefas administrativas, como agendamento de reuniões, organização de agenda, reserva de hotéis e de voos para viagens, prospecção de clientes, entre outras funções.

O assistente virtual tem um leque grande de possibilidades de trabalhos que podem ser feitos a partir do home office. Para isso, basta uma boa conexão com a internet.

4. Atendimento de clínicas

A qualidade de vida do trabalho em casa também pode ser aproveitada para as pessoas que trabalham com atendimento de clínicas. No caso, elas realizam funções semelhantes às mencionadas no cargo de assistente virtual, mas relacionadas especificamente aos profissionais de saúde.

Além disso, a adoção da tecnologia adequada promove o atendimento inteligente, o que agiliza todo o processo.

5. Análise de contratos

Essa é outra profissão que não precisa de um escritório montado e que pode ser exercida por profissionais ligados à área de administração ou com conhecimentos jurídicos.

O analista de contratos é responsável por elaborar, analisar ou corrigir os documentos. É também de sua responsabilidade o controle da documentação necessária para a formalização dos acordos.

6. Auditoria fiscal

Até mesmo o setor público já começa a enxergar as vantagens das profissões home office. Prova disso é uma portaria do Ministério do Trabalho de 2016, que autoriza os auditores fiscais a trabalharem em casa.

Nesse processo, estão incluídas a fiscalização tributária e aduaneira, as análises de processos e o despacho aduaneiro.

7. Agente de viagem

Se as pessoas estão encontrando novas maneiras de comprar passagens e reservar acomodações, não é diferente para os agentes de viagem. Cada vez mais eles trabalham a partir de escritórios montados em casa, com baixo investimento e boa aceitação do público.

Caso seja necessário fazer alguma reunião com o cliente, para explicar um roteiro turístico, por exemplo, isso pode ser feito via videoconferência.

8. Professor

O incremento do ensino a distância favorece o surgimento dos professores que atuam online. É uma oportunidade de ouro para a valorização desses profissionais, que passam a ter mais controle da sua carga de trabalho, escolhendo os próprios horários.

Professores podem tanto criar seus canais e metodologias na internet quanto atuar em plataformas de educação já existentes.

9. Médico

Com o suporte da tecnologia, profissionais de saúde já começam a atuar na análise de exames a partir de imagens de programas de telessaúde. Esses sistemas têm contribuindo para acelerar os processos de diagnóstico de doenças, sendo também usados na saúde pública.

10. Profissional de telemarketing

O setor que vem crescendo a cada ano tem feito contratações a partir do home office. Para atuar nesse segmento, basta ter um bom computador e um telefone adequado para o trabalho.

Além disso, as empresas têm preferido contratar profissionais com formação em atendimento e especializados em customer experience.

11. Profissional de marketing

O home office tem avançado como modelo de trabalho para quase todas as áreas da comunicação. Essa realidade é a mesma na área de marketing, dando a possibilidade de atuação com diversos clientes, em horários diferenciados e com custos mais acessíveis.

12. Vendedor

Essa deve ser a mais antiga entre as profissões home office. Empresas de todos os segmentos já estão deixando de ter equipes fixas em um só lugar para a venda de seus produtos e serviços. Elas têm optado por atuar com profissionais de vendas online para fazer isso.

13. Designer

Essa é mais uma profissão do segmento da comunicação que vem sendo gerenciada a partir de casa. O designer pode atuar também para várias empresas ao mesmo tempo, criando sua própria marca e oferecendo serviços online.

14. Produtor de alimentos

Atualmente, muitas pessoas estão se preocupando mais com a qualidade dos alimentos que consomem, mas nem sempre conseguem tempo ou disposição para cozinhar. Nessa brecha entram os profissionais de gastronomia, que podem trabalhar em casa oferecendo refeições com cardápio online.

A entrega pode ser terceirizada, e a produção de alimentos tem uma série de possibilidades, podendo atingir diferentes públicos.

15. Jornalista

Com as grandes empresas de jornalismo enxugando os quadros de profissionais nas redações, os jornalistas tiveram que recorrer à tecnologia, modernizando-se e encontrando outras possibilidades de trabalho.

A produção de conteúdo para blogs, portais online, entre outros, são trabalhos remotos viáveis para esses profissionais, que não precisam mais se deslocar para manter a sua atuação.

16. Profissional de tecnologia da informação

Desenvolver e gerenciar softwares são algumas das atividades que rapidamente vêm à cabeça quando pensamos em profissões home office. O profissional de tecnologia da informação tem muitas chances de trabalhar em casa, criando aplicativos e até atendendo clientes de forma remota.

17. Consultor em diversas áreas

Se você é especialista em um determinado segmento, pode se tornar um consultor, desenvolvendo programas de aconselhamento para pessoas ou empresas com menos experiência na sua área. Há diversos tipos de consultoria, como a financeira, a profissional e a empresarial.

18. Tradutor

Quem tem domínio de idiomas não precisa mais ser contratado por escolas para atuar: é possível fazer, a partir de casa, trabalhos de traduções de documentos, livros, filmes e textos variados. Para isso, além de conhecer outras línguas, é fundamental ter formação específica na área, aprender a usar softwares de memória de tradução (as chamadas cat tools) e saber pesquisar.

19. Profissional de estética

Quem trabalha com estética pode tanto atuar em casa quanto ir à casa dos clientes para gerar renda. A vantagem é que você não precisará ter custos com locação para oferecer serviços como maquiagem, corte de cabelo, manicure e pedicure, massagem, entre outras.

20. Produtor de bebidas

Você já deve ter percebido como há cada vez mais opções de cervejas artesanais no mercado de bares e restaurantes. A bebida é, muitas vezes, produzida em casa, tornando-se uma ótima oportunidade de negócio.

Como vimos, as profissões home office não são necessariamente desenvolvidas em casa, mas têm tudo a ver com trabalho remoto e, principalmente, com independência.

Como gerenciar o trabalho remoto?

Para que o gerenciamento do trabalho remoto seja feito com qualidade, as empresas precisam de ferramentas adequadas. Deve-se utilizar bons recursos para fazer videoconferências e reuniões a distância, por exemplo.

Também é recomendado que se invista em uma plataforma para home office. Com esse tipo de recurso, os gestores têm total controle sobre o status das atividades que os funcionários estão realizando, por exemplo.

Na hora de escolher esses mecanismos, entretanto, é bom verificar a questão da segurança de dados na nuvem. É imprescindível escolher uma plataforma que tenha todos os recursos necessários para trabalhar de maneira segura e evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações sigilosas da empresa.

Agora, você já conhece mais sobre a expansão do trabalho remoto, com uma vasta lista de exemplos de áreas de atuação. À medida que a pandemia do novo coronavírus perde força, as empresas voltam a gerar mais negócios em todos os segmentos abordados.

De qualquer modo, as profissões home office continuarão em alta, tendo em vista que proporcionam economia para as empresas e qualidade de vida para os colaboradores. Para usufruir desses benefícios, basta atentar para a escolha da plataforma de home office ideal para seu modelo de negócio. O cuidado é essencial para garantir um trabalho remoto mais estratégico.

Antes de ir, compartilhe este conteúdo valioso nas suas redes sociais!

  • Error: Contact form not found.